Beleza e higiene: Os cuidados que devem ser tomados!

Boa noite pessoal! Eu tenho algumas revistas em casa, que dá dicas sobre pets e abrange vários assuntos da área e então, resolvi fazer essa postagem para dar dicas sobre a estética em geral do animal. Como são 8 tópicos diferentes, pensei em publicar cada um, 3x na semana.

Os cuidados com o banho e a tosa dos animais de estimação não é apenas uma questão de beleza. Presentes cada vez mais no dia a dia das famílias, os cães já estão acostumados a dormir dentro de casa – muitas vezes na cama do dono -, subirem no sofá e pularem no colo a todo momento. Por isso mesmo, a higiene deles é um assunto de saúde fundamental para todos. Fazer a limpeza correta do animal, em casa ou no pet shop, é garantia de higiene, beleza e qualidade de vida para toda a família.

cao-banho-think-2A ampla variedade de produtos disponíveis no mercado aponta para a importância da limpeza dos pets. Alguns empresas especializadas em produtos de higiene e beleza para animais produzem, cada vez mais, artigos parecidos com os dos humanos. São shampoos, condicionadores, hidratantes, escovas para dentes e pelos, além de perfumes, tonalizantes e clareadores para pelos.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2013, o setor pet faturou R$ 15,2 bilhões, um aumento de 7,3% em relação a 2012. Esse número representa 0,31% do PIB nacional, fatia maior que setores como o de eletroeletrônicos, por exemplo. O segmento dominante ainda é o de alimentação, que representa ,7% do mercado pet. No entanto., o de serviços, que inclui atendimentos dos pet shops, cresceu mais de 26% de 2012 para 2013, e hoje representa 19%. Já o de pet care (equipamentos, acessórios, e produtos para higiene) é de 8,1% de receita.

Diante de tantas opções de produtos e serviços oferecidos por pet shops, muitos donos ficam em dúvida sobre o quando manter os cuidados com os peludos na própria casa ou deixar seus pets na mão de profissionais.

 

VOCÊ SABIA? O banho é importante, mas em excesso pode causar problemas como infecções de pele por fungos e bactérias.

Fonte: Revista Melhor Amigo – Ano 1 – Nº 10