Dieta felina: Alimentos proibidos para os gatos

Eles são companheiros, ficam com aquele olhar de “eu quero” quando estamos comendo alguma coisa, mas os donos sempre devem ter em mente que há alimentos proibidos para gatos. Afinal, se o ser humano precisa tomar cuidado com aquilo que ingere, por que com os animais seria diferente?

É importante saber os alimentos proibidos para gatos porque alguns causam pequenos danos intestinais, entretanto, outros chegam a ser fatais. O chocolate é um deles, que por possuir teobromina, é extremamente tóxico em qualquer quantidade, causando arritmia e podendo ser irreversível.

1525553_648360811892927_559296187_n

1558545_648360921892916_390547168_n

Afinal, quais são os alimentos proibidos para gatos?

Um dos grandes erros é achar que o felino precisa de leite de vaca por toda a sua vida, seja para manter os ossos sadios ou os dentes rígidos. Depois que ele desmama, na própria ração já há todos os nutrientes necessários para que ele cresça forte e saudável, por isso, ele se torna dispensável e proibido. Caso o pet tome leite, terá problemas intestinais, como diarreia, cólicas e dores abdominais.

E assim como o leite, outro item que está inserido entre os alimentos proibidos para gatos são as comidas das pessoas. Muitos tem a mania de juntar o que sobrou das panelas e dar como refeição ao gato, mas os animais devem ser alimentados com ração, nunca com comida (a não ser que ela seja feita especialmente para ele, de acordo com algumas especificações), que podem causar desnutrição, distúrbios no intestino, entre muitos outros problemas. Por isso, sempre escolha o produto certo e de boa procedência para manter a saúde do seu bichano em dia.

Outro cuidado que o dono deve ter quando estiver cozinhando é o de não deixar cair no chão algum pedacinho de alho ou cebola, pois caso o gato o coma, ele poderá ter intoxicação alimentar, que sem o conhecimento da pessoa, aumenta o risco de sérios danos e até a perda do bichinho.

E doce, pode?

Fique atento também com as crianças, que não tendo o discernimento quanto aos alimentos proibidos para gatos e, sem saber os males que causarão, inocentemente podem trazer grandes sequelas a eles. Felinos não podem comer doces, a não ser os que são fabricados especialmente para eles.

Balas, pirulitos, sorvetes e tudo que já foi falado (muitos destes envolvem leite e chocolate) não podem ser ingeridos, mas as balas e pirulitos, por exemplo, possuem xilitol, uma substância tóxica e perigosa. Além disso, produtos açucarados causam problemas dentários, hepáticos e se forem consumidos em grandes quantidades, acumulam muita gordura no fígado, o que não é nada bom para o gatinho.

Mesmo com todas essas informações, agora que você já sabe, pode evitá-los e deixar seu pet mais saudável! Lembre-se também de levá-lo regularmente à consulta com o veterinário! 

Fonte: CachorroGato