O curioso caso dos gatinhos que desmaiam

Conheçam essa doença a seguir que afetam os seres humanos e também os animais. O nome é miotonia congênita. É uma rara doença genética que bloqueia a resposta dos músculos e que afeta a outras espécies, inclusive humanos.

A hipertrofia muscular é comum e a miotonia pode prejudicar a deambulação e outros movimentos. A miotonia torna-se tipicamente menos grave com contrações voluntárias repetidas dos músculos afetados. A miotonia generalizada (de Becker) é uma variante autossômica e recessiva da miotonia congênita podendo apresentar miotonia mais grave e perda de músculo. Esta doença também é muito comum em se manifestar em animais como cabras e ovelhas e ate em felino.

A seguir, vejam um vídeo de alguns gatinhos que possuem essa síndrome:

 

 Quando seu dono, o britânico Edward Scarr, viu esse estranho comportamento tentou devolvê-los onde tinha comprado, mas ao se inteirar que seriam sacrificados decidiu ficar e cuidar deles.

Lamentavelmente, alguns dias após ter gravado o vídeo, os gatinhos morreram por uma insuficiência respiratória resultante da doença.

A miotonia congênita é extremamente rara em gatos, mas nem tanto em outras espécies. Muitos devem ter visto o vídeo das cabras que desmaiam, um clássico do Youtube onde cabras desabam no chão quando são assustadas.

Assim como os gatinhos, elas também padeciam esta condição.

 

Vou fazer uma postagem explicando mais detalhes sobre a doença, essa semana :)

 

Fonte: Youtube/Web Artigos/Mdig (08.11.2012).