Pó de banho para hamster: Afinal, é certo?

Boa noite!

Muitas pessoas as vezes se perguntam se é certo realmente dar banho em hamster, porque assim como outros bichinhos (cães, gatos etc) o ideal seria mesmo o banho sim! Mas para tirar essa dúvida cruel que diversas pessoas tem e até mesmo eu (vou ter um hamster logo, então é importante saber essa informação), resolvi procurar na internet e achei a resposta num blog direcionados para esses fofos roedores:

Chama-se de pó de banho para o hamster e entenda o porque é tão arriscado (sim, isso mesmo):

hamster-anao-russo-campbell-01

 

O banho seco (pó de banho) é designado apenas para chinchilas, a verdade é que não trás nenhuma vantagem ao hamster, muito pelo contrário: pode colocar em risco a vida dele.

Este pó deve apenas ser usado para as chinchilas, nunca para hamsters, infelizmente já tem uma lista grande de coisas vendidas como seguras para hamsters que na verdade nunca o foram, ou seja, nem tudo o que é vendido para um determinado animal é seguro para o mesmo! Na verdade, esse pó é tão ou mesmo MAIS (porque por vezes em casos clínicos o hamster precisa ser lavado com água) perigoso que o banho de água, deixo aqui vários pontos do que pode ocorrer:

*Morrer por asfixia
*Morrer por ingestão
*Apanhar alergias graves/Dermatites
*Desenvolver problemas oculares
*Desenvolver problemas respiratórios
*Desenvolver problemas nas orelhas
*Entre outros

O mais indicado é não dar banho em hamster, até porque eles mesmos se banham, assim limpando-se. Caso ele se suje em algum lugar ou tenha se ferido, enfim, em caso que seja extremamente necessário o banho, limpe-o com uma toalha úmida ou lencinho umedecido, mas só em última opção, como eu disse, ele se limpa por si só.

hasmter2

 

Então pessoal, isso é mesmo muito sério! Se você tem um hamster e sempre deu banho de pó nele, fique atento, pode ser prejudicial à saúde dele!

Fonte: Toca do Hamster