Pseudociese: Quais as causas e consequências da gravidez psicológica?

Muitas fêmeas da espécie animal (ex: cadelas e gatas) podem sofrer fisicamente e psicologicamente de gravidez psicológica, devido a sérias alterações hormonais e de comportamento. Acompanhe abaixo a matéria que eu retirei de um blog e fique atento, pois se sua pet tiver os mesmos sintomas, leve-a a clínica veterinária!

Pseudociese – sua cadelinha grávida mesmo sem nunca ter cruzado. Isso é possível?

Os sintomas estão todos lá: de repente sua cadelinha engorda um pouquinho, cava um ninho no jardim ou escolhe um novo local e se aninha, fica um pouco agressiva e às vezes tem até produção de leite nas glândulas mamárias. Tudo como se ela estivesse prestes a ter uma ninhada. Mas ela nunca cruzou, não há nenhum macho por perto, como isso é possível? Sim, não só é possível, como ocorre até com bastante regularidade. É que sua cadelinha está com gravidez psicológica.

6a00d8341bfb1653ef01901d1d4d92970b

 

A GRAVIDEZ PSICOLÓGICA OCORRE EM MAIS DE 50% DAS CADELAS NÃO CASTRADAS!

Sintomas da gravidez psicológica em cadelas:

  • falta de apetite
  • certa agressividade
  • carência
  • mamas inchadas
  • preparação de um ninho

Muito comum também é a fêmea adotar um objeto, como um bichinho de pelúcia ou um sapato, como se fosse o filhote dela. E cuidado, algumas ficam irritadas se você tentar pegar o “filhinho” dela. Mas ela não faz por mal, repare, ela está apenas defendendo sua “cria”.

De qualquer forma, ao perceber os sintomas de uma provável pseudociese é bom você procurar seu veterinário.

O acúmulo de leite nas glândulas mamárias pode, por exemplo, gerar infecção. Seu veterinário lhe ajudará a entender a situação e a ter uma relação saudável com sua cadelinha por esse período. E vê-la feliz é o que você mais deseja, não é mesmo?

 

Fonte: Animale!